Saiba como melhorar a qualidade das vistorias

Podemos afirmar que melhorar a qualidade das vistorias, inspeções, auditorias e planos de ação é o desejo de toda empresa que deseja digitalizar seus procedimentos externos. Independente de qual procedimento será realizado, contar com boas ferramentas, que auxiliam a tarefa, é imprescindível. 

Por isso que no texto a seguir, a Qualyvist separou as melhores dicas, para você, engenheiro, que está sempre em busca de evolução. Confira abaixo como melhorar a qualidade dos seus procedimentos externos e transforme o seu trabalho. 

Boa leitura!

Como melhorar a qualidade dos seus procedimentos externos?

1. Gestão de obra

Para melhorar a qualidade das inspeções em obras, a gestão de obras é indispensável. E não somente para as vistorias, que ela é importante, mas também para outras atividades envolvendo obras.

A gestão de obras é a gestão de todo o processo administrativo de uma obra. Nela estão incluídos todos os processos de uma obra, tanto dentro quanto fora do canteiro. Os benefícios dela são, entre muitos, a melhor utilização dos recursos, do tempo e da equipe envolvida. 

Aplicar uma gestão de obras eficiente na sua empresa garante que a qualidade dos acompanhamentos externos aumente. Com ela, a entrega de prazos é cumprida de forma mais precisa e a diminuição de erros é grande.

2. Emitir laudos técnicos completos

O laudo técnico de vistorias de obras é um documento exigido a cada obra que é finalizada. Esse documento é exigido por lei e deve conter uma série de informações que comprovam a qualidade estrutural da obra em questão.

Melhorar a qualidade dos processos externos impacta diretamente na qualidade do laudo técnico, que deve ser a melhor possível. 

Investir em ferramentas para a melhoria dos laudos técnicos é essencial para melhorar sua qualidade. Laudos manuais têm mais chance de erros, afinal, um documento tão extenso quanto ele está propício a erros, principalmente a falta de dados

3. Definição de profissionais e tarefas

Ligado a nossa primeira dica, a gestão de obras, com a definição exata dos profissionais e das tarefas a serem executadas, a eficiência é maior. 

As vistorias exigem um mais profissionais envolvidos, portanto, a definição desses profissionais é importante para manter a produtividade da equipe.

Para evitar imprevistos a comunicação entre o time e os gestores deve ser clara. Além da definição dos profissionais, ele também precisa ter as informações e ferramentas necessárias para realizar a melhor inspeção externa possível.

4. Uso da tecnologia como aliado

A tecnologia na engenharia civil é amplamente utilizada, justamente pela facilidade que ela propõe para as mais diversas atividades da profissão. 

O uso de diversos softwares já fazem parte do cotidiano de um engenheiro, principalmente os voltados à área de modelagem de projetos. Mas, além disso, existem softwares específicos para a gestão da equipe, por exemplo. 

Existem softwares que fazem toda a diferença nas suas inspeções em campo. Entre eles, aqueles que permitem a melhor emissão de laudo, que, como você já sabe, são essenciais para um bom procedimento externo.

A Qualyvist ajuda a melhorar a qualidade dos procedimentos externos

Para te ajudar um pouco mais, vamos te recomendar um software completo para seu acompanhamento de procedimentos externos. O Qualyvist é um software de gestão de procedimentos, que permite melhor gestão das atividades em campo e possui diversas funcionalidades.

Para conhecer todas as funcionalidades do software, é só clicar aqui e entrar em contato quando quiser!