Saiba como definir o escopo do projeto

 

Para um gerenciamento de projetos efetivo, existem algumas etapas que são fundamentais no seu plano — desde as informações, tarefas, prazos, custos e etc. A primeira das fases é de fato entender o que significa e como definir o escopo do projeto.

Quer entender mais sobre quais os processos primordiais para a definição do escopo de um projeto? Aqui você vai conferir todos os pontos importantes a serem levados em conta para realizar esse trabalho com maestria e aprender de uma vez por todas como definir o escopo. É só continuar lendo este texto! 

 

O que é o escopo do projeto?

Podemos afirmar que o escopo do projeto indica e documenta uma lista de objetivos, estabelecendo responsabilidades e metas de cada um dos integrantes da equipe. Nele, é possível indicar os procedimentos para que seja realizado o projeto, assim como a realização, verificação e aprovação do trabalho.

O escopo também oferece ao gestor todas as orientações e mudanças durante o processo. Afinal, em um grande projeto, é normal que modificações apareçam ao longo do caminho, sempre em busca da melhor entrega.

 

Controlando as etapas

Para entregar um bom serviço ou produto, é muito importante que definição do tempo, custo e demanda do projeto estejam alinhadas no escopo. Por isso é tão importante saber como definir o escopo, pois somente dessa forma ele pode cumprir bem o seu papel.

É primordial que a comunicação seja clara e objetiva, garantindo assim que todos os envolvidos entendam e concordem com a forma que serão cumpridas todas as metas previamente estabelecidas. Com essa questão bem definida, evita-se perda de tempo, custo e desgaste na motivação da equipe.

 

Conhecimento técnico

Os profissionais responsáveis pela definição do escopo do projeto devem ter experiência e conhecimento técnico na área, sabendo quais são os princípios e boas práticas para o gerenciamento de projetos

O tempo estabelecido para a realização das atividades deve ser preciso. Dessa forma não haverá nenhum deslize na agenda, se firmando no orçamento, sem aumento de custos.

 

Aprenda a gerenciar riscos

Saber gerenciar riscos é um dos principais segredos de como definir o escopo. Na hora de fazer a definição de tal trabalho, analise os fatores que podem impactar negativamente, olhando sempre para frente.

Assim, você consegue tomar medidas preventivas e garante que tais possíveis riscos sejam minimizados ou mesmo eliminados.

 

O que fazer diante de imprevistos e como lidar com eles

Como dito acima, o ideal é que tanto o nível de detalhamento quanto a previsão de riscos sejam previstos. Porém, nem tudo é como a gente imagina, não é mesmo? E imprevistos, de fato, acontecem.

Mas como lidar melhor com eles? Compreenda que a mudança é necessária e não hesite em realizar a alteração. Proponha a modificação e peça aprovação das partes interessadas, incluindo todo o time.

 

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