Gestão de inspeção em campo: entenda sua importância

A inspeção de campo é importante para o bom andamento de qualquer atividade externa. Com a gestão de inspeção de campo, esse processo é otimizado, melhorando a sua qualidade final. 

Cada vez mais as empresas estão investindo na automatização, e na inspeção de campo não é diferente. Com ela é possível prever erros e solucioná-los o mais rápido possível.

Confira no texto a seguir, a importância de ter uma gestão de inspeção em campo. Boa leitura!

Importância da gestão de inspeção em campo

O que é a inspeção de campo?

A inspeção de campo é, basicamente, uma avaliação técnica que tem como objetivo o levantamento de informações. Esse levantamento serve para avaliar possíveis erros e formas eficientes de manutenção desse erro.

Existem diferentes tipos de inspeção de campo, sendo os principais a inspeção preventiva e a sensitiva. A inspeção preventiva é feita em um determinado período de tempo e visa prevenir falhas. É feita utilizando de equipamentos, que testam o estado de equipamentos. 

A inspeção sensitiva, ao contrário da preventiva, é feita inteiramente utilizando os sentidos humanos. Ambos têm o mesmo objetivo, apenas o modo de realizar que difere.

Existem outros tipos de inspeção, todas com seus objetivos e importância. 

Quais são as vantagens da gestão de inspeção em campo?

Conhecer o que é inspeção, seus objetivos e consequentemente sua importância foi o primeiro passo. Agora, é preciso saber como uma gestão de inspeção em campo pode ser vantajosa.

A gestão, seja ela em qualquer processo, tem muitas vantagens. Uma delas é ter o controle do processo. Esse controle permite que o gestor possa ter uma visão melhor do projeto e controlar todas as etapas. 

A segunda vantagem é o cumprimento do calendário. Pela inspeção ter que ser feita em um determinado período, cumprir o calendário é essencial e a gestão pode facilitar isso. Com ele, é possível prever possíveis atrasos e contorná-los mais facilmente.

Além disso, o investimento gasto em cada inspeção pode ser monitorado, e assim, calcular os limites e possíveis lucros.

Outra vantagem da gestão de inspeção em campo que tem bastante impacto é a agilidade na tomada de decisões. Essa vantagem é importante na inspeção de campo pois, caso algum erro for detectado, poderá ser solucionado mais rápido. 

Como implantar uma gestão de inspeção em campo eficiente?

A gestão de inspeção em campo traz muitas vantagens que já foram citadas, mas como implantar uma na sua empresa? A melhor solução para isso é utilizar um software de gestão de processos. 

Com um software todas as vantagens que a gestão possui podem ser conquistadas mais rápido. Com ele é possível separar as tarefas que cada pessoa é responsável, o tempo gasto em cada uma e reduzir esse tempo, gerando mais produtividade.

Além disso, alguns softwares possuem recursos específicos para gestão de campo. Com a integração de todas as informações em um só lugar, é possível acessá-las de diversos dispositivos. Ou seja, mesmo em campo, é possível ter acesso a tudo pelo celular ou tablet.


E aqui vai uma dica de ouro: o software Qualyvist tem tudo que você precisa para realizar uma boa gestão de inspeção em campo. Para saber mais, confira o nosso site e descubra tudo que o Qualyvist pode oferecer!