Coleta de dados: como realizá-la de forma eficiente

A coleta de dados é essencial para diversos processos e procedimentos dentro de uma empresa. Independente de qual segmento sua empresa for, os dados são importantes para sua melhoria e crescimento. Com dados é possível analisar a performance dos seus serviços, apontar erros e assim, realizar melhorias.

Por se tratar de um processo tão essencial, é sempre necessário pensar em formas de como torná-la ainda mais eficiente. No texto a seguir, você vai conhecer algumas práticas para melhorar a coleta de dados da sua empresa. Confira!

Como tornar a coleta de dados mais eficiente?

1. Tenha um objetivo definido

Antes de iniciar o processo, é preciso que o seu objetivo esteja bem definido. Isso serve tanto para guiar a coleta, quanto para não perder tempo em uma que não seja essencial no momento.

Ou seja, definir o objetivo deste processo é definir a sua importância dentro da empresa naquele momento. 

2. Escolha um método de análise 

Definir o método de análise da coleta de dados é importante para definir também como esses dados serão coletados. Existem três tipos de métodos para análise de dados, cada um com seu objetivo. 

O primeiro deles é o método científico. Este método consiste em reunir as informações a fim de comprovar uma determinada hipótese. Ou seja, os dados coletados tem como principal função provar a veracidade ou não de uma situação.

O segundo método a ser utilizado é o qualitativo. Este método tem como principal objetivo encontrar erros e os motivos destes erros. 

O terceiro e último método é o quantitativo. Ele serve principalmente para análises estatísticas, utilizando de vários dados para obter resultados. O método quantitativo serve para apontar tendências, opiniões e características. 

3. Técnicas para a coleta de dados

Uma prática que garante a excelência da sua coleta de dados é definir a melhor técnica para obtê-los. O objetivo e o método de análise definidos anteriormente são os que ditam a melhor forma de coletar os dados necessários.

Por exemplo, uma técnica muito utilizada no método quantitativo são os formulários. Neste caso, os formulários são enviados para as pessoas respondê-los e a partir disso os dados serão analisados.

Portanto é preciso analisar o segmento da sua empresa e todo o processo envolvido, para assim, definir a melhor técnica.

Porém, a coleta dos dados se torna ainda mais eficiente com uma ferramenta completa para isso.

Utilizando um software para a coleta de dados 

A tecnologia está constantemente buscando novas formas para facilitar os mais diversos processos. Neste caso, existem softwares que facilitam o processo de forma significativa. 

Com um software de qualidade, é possível ter todos os dados que você precisa para análise em um só lugar. O sistema de integração reúne todos os dados de forma automatizada, que disponibiliza-os em diversos dispositivos. 

Por suas diversas vantagens, te recomendamos o software Qualyvist! Com ele é possível realizar uma coleta de dados eficiente para sua empresa. Acesse o nosso site para conhecer mais sobre esse e outros benefícios.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir as nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para receber nossas próximas novidades!